segunda-feira, 26 de maio de 2014

Alimentação



Turbelários

Algumas ordens são parasitas de animais marinhos como os Nemertodermatida que parasitam pepinos-do-mar. Os turbelários em sua maioria são carnívoros ou comedores de animais mortos, alimentando-se de qualquer matéria animal disponível. Alguns são herbívoros em microalgas e algumas espécies mudam de herbivoria para carnivorismo na medida em que se desenvolvem. Suas presas incluem qualquer invertebrado pequeno o suficiente para ser capturado e ingerido (por exemplo pequenos crustáceos,protistas,vermes e gastrópodes minúsculos). Planárias terrestres alimenta-se até de minhocas.

Classe Trematoda

Maioria endoparasitas com 2 ou 3 hospedeiros durante seu ciclo de vida. Se alimentam de tecidos e fluidos de seus hospedeiros ou, em alguns casos, material proveniente do intestino do hospedeiro. O alimento é levado para a boca por uma ação de bombeamento da faringe muscular, mas algumas moléculas são apanhadas pelo tegumentos através da pinocitose.

Cestoides

A maioria endoparasitas .Os cestoides não apresentam qualquer vestígio de uma boca ou trato digestivo, todos os nutrientes devem ser levados para dentro do corpo pelo tegumento. A captação ocorre através de pinocitose e por difusão pela área de superfície aumentada pelo microtriquios. Também dizem que a superfície do escólex pode absorver fluidos do tecido hospedeiro pelo local de fixação da parede do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário