segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sistema Nervoso

Turbelários

Nos Turbelários o sistema nervoso apresenta-se de diversas maneiras, desde um plexo nervoso em forma de rede com somente uma concentração secundária de neurônios na cabeça a um distinto arranjo bilateral com um gânglio cerebral bem desenvolvido e cordões nervosos longitudinais conectados por comissuras transversais.
O sistema nervoso e os órgãos de sentido dos turbelários evoluíram em associação com a simetria bilateral e o movimento unidirecional. A condição mais avançada é chamada de sistema nervoso em forma de escada, que é uma apomorfia do grupo. Geralmente os grandes platelmintos apresentam uma concentração crescente de nervos periféricos em consequência da redução em número de cordões nervosos longitudinais e um acúmulo de neurônios na cabeça como um gânglio cerebral.
Há a presença de receptores táteis em grande parte da superfície do corpo com cerdas sensoriais projetadas da epiderme. Grande parte dos turbelários possui uma distinta contração de quimiorreceptores na região anterior do corpo, particularmente nos lados da cabeça.
Algumas formas, como as planárias de água doce, possuem quimiorreceptores localizados na lateral da cabeça, chamadas de aurículas. Estatocistos, que são órgãos sensoriais em forma de vesícula, são comuns em alguns turbelários como Acoela, Catenulida e Proseriata. Estas ordens são principalmente natantes e intersticiais, nas quais a orientação gravitacional não pode ser realizada através do tato. A maioria dos turbelários possui fotorreceptores na forma de ocelos. A localização dos mesmos auxilia na descoberta da direção da luz, assim como também sua intensidade.

Trematódeos e Cestoides

O sistema nervoso dos trematódeos é na “forma de escada” e muito parecido ao encontrado em muitos turbelários. O gânglio cerebral inclui dois lóbulos bem definidos conectados por uma comissura transversal dorsal. Os nervos do gânglio cerebral se desdobram anteriormente para atender a área da boca, órgãos adesivos e qualquer órgão do sentido cefálico. Nas ventosas dos trematódeos há a presença de receptores táteis na forma de cerdas e pequenos espinhos. O gânglio cerebral dos cestoides se apresenta normalmente de um anel nervoso complexo localizado no escólex. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário