segunda-feira, 26 de maio de 2014

Reprodução

Turbelários

São hermafroditas e possuem fecundação cruzada (a autofecundação é rara). Os dois indivíduos que estão acasalando ficam unidos pelos poros genitais. Cada um introduz o pênis na abertura genital do outro, trocam espermatozoides e se separam. Vários óvulos são fecundados e lançados para o exterior pelo poro genital. Os zigotos possuem uma cápsula protetora e vão eclodir planárias jovens, evidenciando um desenvolvimento direto. As planárias possuem um grande poder de regeneração, e se reproduzem assexuadamente por fissão transversal. Se cortarmos uma planária em vários pedaços, cada um irá ser regenerar e dar origem a um novo indivíduo.O sistema masculino inclui um único testículo (macrostomídeos), pareados (rabdocelos),ou múltiplos (policládidos).Os testículos são geralmente drenados por tubos coletores que se unem para formar um ou dois dutos espermáticos, que frequentemente conduzem a uma área de estoque pré-copulatória ou uma vesícula seminal. Glândulas prostáticas,que suprem fluido seminal para o esperma, estão frequentemente associadas, e desembocam para dentro de uma vesícula seminal. A vesícula seminal é geralmente parte de uma câmara muscular chamada de átrio masculino, que abriga o órgão copulatório. O próprio órgão de transferência de esperma pode ser um pênis na forma de papila ou um cirro eversível, através do qual o esperma é forçado por ação muscular do átrio.O sistema reprodutor feminino é mais variável os platelmintos possuem óvulos endolécitos (óvulos com vitelo) ou ectolécitos (óvulos sem vitelo), isto é, se o verme é descrito como arcóforo ou neóforo.

Trematódeo

Possuem reprodução assexuada. Essa habilidade é importante para eles para garantir a sobrevivência, particularmente quando parceiros potenciais podem não estar nas proximidades. São hermafroditas, mas o S.mansoni é dioico . A fêmea vive numa cavidade do macho chamada canal ginecóforo. Fazem fecundação cruzada e interna. Como representante hermafrodita temos a Fasciola hepatica, que parasita o fígado de carneiros e eventualmente o ser humano.

Cestoides

São hermafroditas. Após a fecundação as proglótides cheias de ovos se desprendem e são eliminadas com as fezes. Também podem se autofertilizar. Os cestoides contém um único aparelho reprodutor masculino e um único feminino, enquanto eucestoides contém sistemas completos repetidos em cada proglótide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário