segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ecologia

Várias doenças que atingem os seres humanos e animais são causadas por platelmintos parasitários. 
O Schistosoma mansoni causa a esquistossomose. Apresenta-se como parasita das veias do fígado e do intestino, onde seu desenvolvimento é indireto e apresenta o homem como hospedeiro definitivo e caramujos do gênero Biomphalaria como hospedeiro intermediário. A fêmea põe ovos no hospedeiro definitivo, que saem com as fezes. Na água estes ovos dão origem aos miracídeos que penetram nos caramujos e geram em esporocistos, que se reproduzem originando as larvas cercarias. Estas saem do caramujo e contaminam o homem que entra em contato direto com a água contaminada.
A classe Cestoda, com os representantes Taenia solium e Taenia Saginata parasitam o homem, o porco – a Taenia solium, e o boi – a Taenia saginata. As tênias adultas se aderem à parede do intestino delgado humano e se reproduzem. As proglótides fecundadas são eliminadas com as fezes. Bovinos ou suínos contaminam-se ingerindo alimento contaminado por ovos ou proglotes do parasita. A larva penetra pela parede intestinal e migra para a musculatura, pela corrente sanguínea. Na musculatura a larva se desenvolve em cisticerco. O homem se infecta pela ingestão da carne crua ou mal cozida contendo cisticerco, repetindo o ciclo.
Difilobotríase é uma infecção causada por um parasita de peixes, também conhecido como tênia dos peixes. A infecção é parecida com as das tênias do porco e do boi, cuja contaminação ocorre através da ingestão de carnes de gado e porco mal cozidas. O hospedeiro definitivo é o homem, mas outros mamíferos, como cães, gatos, e ursos que comem peixe cru podem servir de hospedeiro.
Para prevenir as doenças caudadas pelos representantes da classe Cestoda e Trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são essenciais. Outras medidas como evitar o contato com água onde está presente o caramujo do gênero Biomphalaria e controle dos mesmos são medidas importantes para se evitar a esquistossomose. Quanto às tênias, evitar se alimentar de carne mal passada ou crua e hábitos de higiene são os mais importantes para prevenção da teníase e cisticercose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário